Beatificação das 14 Mártires Concepcionistas Franciscanas

O perfeito  para as Causas dos Santos, presidiu este sábado à beatificação das 14 monjas mártires Concepcionistas Franciscanas, na Catedral de Almudena, em Madrid.
 

No momento de proclamação da beatificação foi mostrada a imagem das 14 Concepcionistas Franciscanas já beatas, reprodução dum quadro pintado para a ocasião pelo granadino Luis Ruiz. Este quadro embelezará a capela dedicada às beatas no Mosteiro das Monjas Concepcionistas Franciscanas de Toledo, onde se veneram os corpos  das duas monjas do Mosteiro de El Pardo, os únicos que se conservam.

 

Foi no dia 15 de Janeiro de 2019, que o Santo Padre, o Papa Francisco assinou o decreto do martírio de María del Carmen Lacaba e de outras 13 religiosas Concepcionistas Franciscanas.

O processo de Beatificação das nossas irmãs iniciou em Junho de 2002 e a causa diocesana terminou em Fevereiro de 2010. Dez das 14 irmãs pertenciam à comunidade de Mosteiro de S. José, em Madrid;  duas da comunidade de Escalona (Toledo); e as outras duas, da comunidade de El Pardo (Madrid).

Deixamos aqui a oração às Mártires:

Deus, nosso Pai, que as Beatas Madre Maria del

Carmen Lacaba e suas 13 companheiras mártires, com

a ajuda da Mãe de Deus, as levaste à

imitação de Cristo até ao derramamento do

sangue, concede-nos, pelo seu exemplo e intercessão,

confessar a fé com fortaleza de palavra e de obras.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amén.