Novena em honra da Imaculada Conceição

7º dia

Açucena e Lírio, símbolo de pureza

Por sua nítida brancura, as açucenas são alusivas à condição virginal da Mãe de Deus e à sua Conceição livre de toda a mancha. As açucenas, entre outras flores, sobretudo os lírios, são figura da beleza espiritual de Maria. Simboliza a presença de Maria, a mulher por excelência, e o nosso desejo de ser como ela: toda entrega e toda pureza.

Este símbolo mostra-nos, mais uma vez, que Maria é o ponto de união entre o céu e a terra; pois em Maria, a pequenez humana se desposou com a graça divina na hora da Anunciação.

Na açucena, algumas pétalas estão elevadas para o alto, como sinal de abertura a Deus Pai «numa relação de dependência e de busca incessante da Sua vontade». Outras abrem-se para os lados, representando a «filha que se projeta numa maternidade generosa e essencialmente missionária». Todas as pétalas formam uma só açucena, sendo reflexo da fraternidade que nos une como filhos do mesmo Pai. A açucena ganha sentido na sua relação com os diferentes elementos do símbolo: a açucena e a cruz conformam uma unidade, Maria ao pé da cruz assume a missão de ser companheira e colaboradora de Cristo na obra da redenção. A açucena está protegida pelas mãos do nosso Pai e Criador, que na força da aliança filial nos eleva e nos consagra ao coração de Deus.

Maria é também representada como um lírio, a flor mais alta de todas, pois transcende todas as criaturas na dignidade e no poder.

Tanto os lírios como as açucenas significam o seu ser virginal e a sua conceição sem mancha de pecado. “Lírio entre espinhos”, é uma metáfora da eleição de Maria, por Deus – provém da tradição bíblica da sua pureza; e está em relação com a floração do lírio que aparece, agreste, sem intervenção de mão humana, dado que Maria se mantém Imaculada no meio do mundo invadido pela mancha do pecado.

Resumindo, a brancura destas flores remete para a beleza espiritual da Virgem e o seu abandono à vontade de Deus e às mãos da Sua Providência que vela pelas necessidades dos seus eleitos.