
Ordem da Imaculada Conceição
Mosteiro de Santa Beatriz da Silva - Viseu

Cerca de 1451 - Depois de ter sido fechada num cofre pela Rainha, Santa Beatriz decide abandonar a corte e ir para Toledo para o Mosteiro de São Domingos, «o Real», de monjas Dominicanas, onde permanece apenas como Virgem Consagrada, durante trinta anos.
1484 - Santa Beatriz recebe da Rainha Isabel, a Católica, uma parte dos Palácios de Galiana e a Igreja de Santa Fé, em Toledo, para onde vai morar com doze companheiras. Este é o primeiro passo para o início da fundação da Ordem da Imaculada Conceição.
3 de Fevereiro 1489 - Santa Beatriz e a Rainha Isabel, a Católica, enviam uma súplica à Santa Sé, pedindo a fundação de um Mosteiro feminino, dedicado ao culto da Conceição da Virgem Maria, nos Palácios de Galiana e na Igreja de Santa Fé, onde Santa Beatriz e as suas companheiras já levavam uma vida religiosa.
30 de Abril 1489 - O Papa Inocêncio VIII concede a Bula fundacional Inter Universa.
1491 - Depois de ter naufragado o barco onde vinha a bula Inter Universa, Santa Beatriz encontra-a milagrosamente numa arca onde ia buscar qualquer coisa…
9 de Agosto 1492 - Morre Santa Beatriz aos cinquenta e cinco anos de idade, no Mosteiro da Conceição de Toledo. Antes de morrer professa e recebe o hábito das mãos dos Frades Franciscanos.
17 de Agosto 1492 - As discípulas de Santa Beatriz professam. É eleita abadessa a sua sobrinha, Dona Filipa da Silva.
17 de Setembro 1511 - O Papa Júlio II concede a bula Ad Statum Prosperum com a Regra da Conceição ou dos Doze Capítulos, de inspiração Franciscana, válida para todos os mosteiros da Conceição que existem ou que passarem a existir. Com esta bula fica aprovada a Ordem da Imaculada Conceição.
26 de Julho de 1926 - Beatificação da Venerável Beatriz da Silva, pelo Papa PioXI
3 de Outubro de 1976 - Cononização da Beata Beatriz da Silva, pelo Papa Paulo VI

Cerca de 1437 - Na vila portuguesa de Campo Maior nasce Santa Beatriz da Silva. Filha do cavaleiro Rui Gomes da Silva, alcaide-mor da vila e conselheiro do Rei D. Duarte e de D. Isabel de Meneses.
16 de Outubro 1446 - É assinado o contrato de casamento de Dona Isabel, prima direita do Rei D. Afonso V de Portugal, com o Rei D. João II de Castela e Leão.
22 de Julho 1447 - No Paço Real de Madrigal, em Ávila, celebra-se o casamento de D. Isabel com o Rei D. João II de Castela e Leão. A Rainha leva consigo Santa Beatriz, como donzela de companhia.