Madre Angeles Sorazu

Os primeiros anos...

 

Ángeles Sorazu Aizpurua nasceu em Zumaya (Guipúzcoa- Espanha), a 22 de Fevereiro de 1873, sendo baptizada no dia seguinte, na Paróquia de São Pedro, recebendo o nome de Florencia. Nasceu no seio de uma família cristã, muito pobre e trabalhadora. O trabalho de seu pai, Mariano, era transportador e vendedor de peixe. 

Florencia cresce humana e espiritualmente, vencendo as dificuldades e lutas próprias da sua idade. 

Naquela época era muito frequente que os filhos de famílias pobres deixassem a escola e começassem a trabalhar. Assim sucedeu com Florencia, aos treze anos começou a servir uma família de San Sebastián, e depois trabalhou como operária numa fábrica de boinas de Elósegui. 

Vida Reliosa 

No dia 26 de agosto de 1891, ingressou no convento de concepcionistas franciscanas de Valladolid e em 29 de setembro tomou o hábito branco e azul, e o nome de Irmã María de los Ángeles.

Fará sua profissão solene a 6 de outubro de 1892 e desde então se entregará com todo seu ser a Jesus Cristo e a Maria Imaculada, tomando esta por Rainha, Superiora, Mestra, Diretora e Mãe.

Por três vezes, obteu a maioria dos votos para ser abadessa, mas a autoridade eclesiástica não autorizou por ainda não ter idade suficiente. Apenas em 1904 foi elegida como abadessa e ocupou esse lugar até à sua morte. 

Como abadessa, era rigorosa na disciplina, cuidando do silêncio, da liturgia e da distribuição do tempo de oração, actuando com caridade quando tinha que repreender alguém. Fazia os trabalhos mais honestos e humildes, servindo sempre qualquer irmã. 

Perante a situação económica que viviam, era muito prudente nos gastos e cuidadosa nas dívidas, recebia esmolas para sobreviver, pondo a sua confiança no Senhor. 

No Natal de 1920, fez uns exercícios espirituais de quarenta dias com a intenção de preparar-se para a vida do céu, segundo ela mesma afirma. Em 21 de março de 1921, confia a uma das religiosas mais íntimas, que pressente sua morte próxima. Sua saúde se deteriora progressivamente. Em 28 de agosto de 1921, expirava depois de ter compartilhado os padecimentos de Cristo, conforme ela tanto desejou e pediu em sua oração.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle