É com grande alegria que hoje celebramos a Solenidade de Santa Beatriz da Silva.
Celebrar é muito mais que recordar alguém que viveu há muitos séculos atrás… é antes festejarmos juntos a vida de alguém que amamos e que continua vivo no Céu. Jesus está vivo e Santa Beatriz está viva com Ele, junto de Maria Imaculada.
A liturgia dá-nos a maravilhosa oportunidade de também nós participarmos na grande festa que neste dia se celebra no Céu em honra de Santa Beatriz. Santa Beatriz que, na terra, procurou em tudo imitar Jesus e Maria e viver em oração constante, convida-nos hoje a experimentar um pouco da felicidade que ela já tem junto de Deus. A sua vida foi verdadeiramente escondida, não tanto pelas grades do mosteiro, mas pelo segredo do seu coração. Quem poderá saber as palavras de amor que diria ao seu Esposo? Quem poderá contar a ternura dos seus gestos discretos de amor, em tudo guiados por Maria?
Hoje, Santa Beatriz diz-nos que essa santidade é também para nós. A fonte onde ela bebeu continua viva e abundante, ao alcance de todos – uma fonte de onde correm três rios de água viva e gratuita – a Eucaristia, a Cruz e a Imaculada.
O incenso que oferecemos é sinal de tudo o que queremos viver: o dom da nossa vida oferecida a Deus, o dom da oração que sobe invisível, unindo a terra ao Céu, o dom da amizade com Jesus, que espalha à sua volta o suave perfume do amor.
Comments