top of page

Santa Beatriz da Silva

Santa Beatriz nasceu de uma família nobre, na vila alentejana de Campo Maior, por volta do ano 1437.

Muito jovem ainda seguiu como dama de companhia da Infanta D. Isabel que ia contrair matrimónio com o rei D. João II de Castela.

Por ser dotada de extraordinária formosura, na corte foi alvo de rivalidades entre os cortesãos e vítima de ciúmes até da própria rainha que atentou contra a sua vida, encerrando-a num cofre. Aí, no meio de aflição mortal, apareceu-lhe a Santíssima Virgem vestida de branco com manto azul, pedindo-lhe a fundação de uma Ordem em honra da sua Conceição Imaculada.

Abandonando a Corte, Santa Beatriz retirou-se no convento de S. Domingos, em Toledo, onde viveu durante trinta anos como secular, exercitando-se na oração assídua, humilde, caridade e penitência.

Em 1489, com doze jovens, fundou a Ordem da Imaculada Conceição na cidade de Toledo. Veio a falecer, na mesma cidade, cerca do ano 1492. 

Por ter sido muito ajudada pelos franciscanos, e por estes serem intrépidos defensores da Conceição Imaculada de Maria, Santa Beatriz escolheu os Frades Menores como protectores da sua Ordem; por isso a Ordem da Imaculada Conceição é conhecida também como Concepcionistas Franciscanas. 

imagem de Santa Beatriz da Silva
bottom of page